sexta-feira, 27 de maio de 2011

6ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS
NA AMÉRICA DO SUL




Em 2011, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul completa cinco anos. Criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos a Mostra vem se firmando como um espaço de reflexão, inspiração e promoção do respeito à dignidade intrínseca da pessoa humana.
O Brasil tem buscado fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos, visando à formação de uma nova mentalidade para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância. Como expressão artística, o cinema possui uma linguagem própria, capaz de tocar pessoas, despertar sentimentos, sensibilizar olhares e construir identidades comuns. Desta forma, a arte permite conhecer e interagir.
Inicialmente exibida em quatro cidades, a Mostra veio crescendo a cada ano. Esta sexta edição estará presente em 21 cidades brasileiras, percorrendo as cinco regiões do Brasil. No ano passado, registrou um público superior a 20 mil pessoas, em 16 cidades. A estimativa para este ano é que este número seja duplicado, pelo aumento no número de cidades participantes e pelo reconhecimento que o evento já conquistou.
A 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobras e apoio do SESC-SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores. Com todas as sessões gratuitas, sempre em salas acessíveis para pessoas com deficiência, a Mostra é um convite ao olhar e à sensibilidade cinematográficos, que traduzem temas atuais de Direitos Humanos e despertam a reflexão e a construção de identidades na diversidade.
Prevista no eixo Educação e Cultura em Direitos Humanos do Programa Nacional de Direitos Humanos/PNDH-3, que foi apresentado pelo presidente Lula em 2009, a realização da Mostra possibilita que o cinema seja reconhecido como importante instrumento para o debate, a promoção e o respeito aos direitos fundamentais. Em sua sexta edição, a Mostra já pode ser vista como um marco consolidado no calendário anual dos Direitos Humanos em nosso País. Ela está destinada a prosseguir e se ampliar sempre mais nos próximos anos.
FILMES:
PRA FRENTE, BRASIL
Brasil | 105 min | 1982 | fic


Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".

DireçãoRoberto Farias
RoteiroRoberto Farias, baseado em argumento de Reginaldo Farias e Paulo Mendonça
FotografiaDib Lufti e Francisco Balbino Nunes
EdiçãoRoberto Farias e Mauro Farias
Empresa ProdutoraEmbrafilme e Produções Cinematográficas R.F. Farias


ABUTRES

Argentina/Chile/França/Coréia do Sul | 107 min | 2010 | fic


Na Argentina, os “caranchos”(abutres) são os advogados que procuram as vítimas de trânsito para tirar a maior indenização possível das seguradoras e ficar com uma gorda comissão. Segundo as estatísticas, mais de 8 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito no país. Um advogado especialista em lucrar com esse mercado passa a repensar seu trabalho quando se apaixona por uma jovem médica que cuida dos feridos em acidentes. Ela não aceita que ele continue nesse trabalho; em nome dela, ele tentará tomar outro rumo. Como na máfia, porém, há toda uma organização por trás, eles não conseguem sair de uma espiral de violência.

DireçãoPablo Trapero
Roteiro Alejandro Fadel, Martín Mauregui, Santiago Mitre e Pablo Trapero
FotografiaJulián Apezteguia
EdiçãoPablo Trapero e Ezequiel Borovinsky
Empresa ProdutoraFine Cut, L90 Producciones, Matanza Cine e Patagonik Film Group
ContatoParis Filmes - Renata Ishihama: renata@parisfilmes.com.br | www.parisfilmes.com.br 


DEFENSA 1464

Equador/ Argentina | 68 min | 2010 | doc


Esta é a história de um grupo de emigrantes afro-equatorianos que chegaram a Buenos Aires para repensar a história e resgatar seus antepassados do esquecimento.

DireçãoDavid Rubio
RoteiroDavid Rubio
FotografiaDavid Rubio
EdiçãoDavid Rubio, Federico Bardini e Rodrigo Haro
Empresa ProdutoraXanadu Films
Contatodavidrubioroman@gmail.com 


PERDÃO, MISTER FIEL

Brasil | 95 min | 2009 | doc


A morte sob tortura do operário comunista Manoel Fiel Filho por agentes da repressão, em 1976, nos porões do DOI-CODI de São Paulo, é a base do documentário que discute a intervenção dos Estados Unidos nos países da América do Sul, nas décadas de 1970 e 80, e a caça impiedosa aos comunistas, através da “Operação Condor”, idealizada pela CIA, e adotada pelo regime do general chileno Augusto Pinochet. Com entrevistas realizadas no Brasil, Estados Unidos, Chile e Argentina, trinta personalidades, entre as quais três presidentes do Brasil, além de historiadores, escritores, militantes dos Direitos Humanos, ex-presos e exilados políticos contam suas experiências pessoais e analisam o contexto político nacional e internacional que motivou a barbárie da ditadura militar. Uma gravação inédita do ex-presidente Ernesto Geisel revela a repercussão da morte de Manoel Fiel Filho nos bastidores do governo militar, e que culminou com a demissão do General Ednardo, Comandante do II Exército na época. Pela primeira vez, um documentário conta como morreram alguns jovens que se rebelaram contra a ditadura militar no Brasil.



DireçãoJorge Oliveira
RoteiroJorge Oliveira
FotografiaGilson Prandini, Adelson Barreto, Marcelo Fagundes e Luis Simpson
EdiçãoAna Maria Rocha e Wagner Caribé
Empresa ProdutoraJCV Jornalismo, Cinema e Vídeo
Contatojcvprodutora@uol.com.br | www.perdaomisterfiel.com.br 


VIDAS DESLOCADAS

Brasil | 13 min | 2009 | doc


Os palestinos são o único povo reconhecido pela república socialista do Iraque como refugiados. Após a queda de Saddam Hussein, eles perderam o direito de permanecer naquele país. Faez Abbas e Salha Nasser saíram do país em 2003 e, durante quatro anos, viveram em campos de refugiados em Al-Ruweyshed, entre o Iraque e a Jordânia. Em setembro de 2007 o casal foi reassentado no Brasil, junto a outros 120 refugiados palestinos. De acordo com a ONU, existem atualmente cerca de 4,7 milhões de refugiados palestinos no mundo todo.

DireçãoJoão Marcelo Gomes
RoteiroJoão Marcelo Gomes
FotografiaMaurício Baggio
EdiçãoJoão Marcelo Gomes
Empresa ProdutoraGrafo Audiovisual
Contatofestivais@grafoaudiovisual.com | www.grafoaudiovisual.com 


O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS

Brasil | 110 min | 2006 | fic


Em 1970, o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no País, e seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma “estranha” e divertida comunidade – o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade.

DireçãoCao Hamburguer
RoteiroCláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburguer
FotografiaAdriano Goldman
EdiçãoDaniel Rezende
Empresa ProdutoraGullane Filmes, Cao Produções e Miravista

Em Bauru o festival será realizado dos dias 12,13,14,15 e 16 de outubro no CINE BAURU, sito na rua 13 de Maio, nas salas 1 e 2, com os dois primeiros dias de exibição reservados para alunos da rede pública e particular do ensino regular e faculdades de Bauru (informações e reservas através do email baurucinefila@gmail.com). Ingressos: 2,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário